Blepharoplasty / blefaroplastia
A blefaroplastia é a cirurgia das pálpebras superiores e inferiores.
O objectivo desta cirurgia é remover o excesso de pele e o excesso de gordura, rejuvenescendo a expressão do olhar.
Na pálpebra superior vai-se observando um excesso de pele que acompanha a queda da sobrancelha. Esse excesso de pele pode ser removido sob anestesia local ou geral, deixando-se uma linha cicatricial que fica escondida no sulco criado na pálpebra superior pela abertura dos olhos. Geralmente a Blefaroplastia superior é acompanhada pela Frontoplastia Endoscópica (reposicionamento das sobrencelhas).
A blefaroplastia inferior trata as bolsas de gordura e as rugas sob os olhos, que conferem um ar cansado e pesado ao olhar. A incisão é realizada imediatamente abaixo das pestanas, sendo a cicatrização quase imperceptivel.
Este procedimento pode ser acompanhado pelo reposicionamento de volume das regiões malares e dos sulcos naso-jugais, conferindo-se um aspecto bastante rejuvenescido (ver Bioplastia, Preenchimento e Mid-Face Lift).
A cirurgia pode ser realizada em regime de ambulatório. Por vezes são observados alguns hematomas, sendo por isso a recuperação de cerca de 1 semana.
Frontoplasty / frontoplastia
A frontoplastia é a cirurgia que corrige a posição caída das sobrancelhas e as rugas da testa envelhecida.
É muitas vezes associada à blefaroplastia.
A endoscopia veio revolucionar a velocidade de recuperação e a redução drástica de incisões necessárias. Na verdade trata-se de um procedimento com 3 a 5 incisões com cerca de 15 mm cada, escondidas no couro cabeludo. Depois do descolamento dos tecidos realizado é aplicado uma fixação com vector vertical que reposiciona a sobrancelha no nível e na forma desejados. É um procedimento realizado sob anestesia local ou geral em regime de ambulatório. A recuperação acompanha a da blefaroplastia em cerca de 1 semana.